A necessidade de ter um diploma de Ensino Superior bate à porta de todos. Mais cedo ou mais tarde. Ter uma graduação gera excelentes oportunidades de trabalho e ainda permite um crescimento mais rápido na carreira e uma trajetória profissional de sucesso. Mas muita gente ainda não sabe quem pode fazer um curso de graduação EAD.
Se você é uma destas pessoas e está almejando ocupar cargos mais altos na hierarquia da empresa na qual você já trabalha ou quer obter seu primeiro emprego dando uma turbinada no currículo, saiba que não precisa largar todas as suas ocupações pra alcançar este objetivo.
A alternativa de fazer uma faculdade de forma presencial ainda é válida. Porém, muita gente pode fazer um curso de graduação EAD. O ensino a distância oferece diversas vantagens.
Você precisa, no mínimo, considerar esta possibilidade antes de escolher uma instituição de ensino para o seu curso superior. Mas vamos aos poucos.
Entendendo as diferenças entre EAD e Presencial
Manter uma rotina de aulas presenciais é diferente do que fazer uma faculdade por meio do ensino a distância em vários aspectos. Tudo vai depender das circunstâncias do seu momento e do seu perfil enquanto aluno.
O estilo de vida do estudante também conta muito nesta hora. Ambos os modelos têm seus benefícios e também algumas dificuldades. O jeito é avaliar direito pesquisando, se informando e, se possível, também conversando com quem já fez sua escolha por um modo ou outro.
Aulas clássicas, networking e organização
Na faculdade presencial, o formato das aulas é mais tradicional. Você vai à instituição de ensino que escolheu para cumprir as cargas horárias das disciplinas do curso que escolheu. Sua presença física é obrigatória. E se não alcançar a frequência mínima exigida, você é reprovado.
Uma das principais vantagens da graduação presencial é o contato pessoal com os demais colegas e professores. Hoje em dia, este networking tem um papel fundamental. A troca de ideias, experiências e oportunidades é mais garantida do que quando você estuda em casa sem se relacionar de perto com mais pessoas.
A organização fica mais por conta da faculdade. É a instituição que define os horários certos de início e fim das aulas. Bem como a ordem em que as disciplinas serão ministradas para cada turma.
Os professores aplicam as provas quando julgam necessário e cobram os trabalhos em prazos previamente comunicados.
EAD: Disciplina, flexibilidade, autonomia e economia
Já no EAD, há mais flexibilidade e autonomia para o aluno. Numa graduação neste modelo, é você que organiza sua vida acadêmica. Precisa ser uma pessoa disciplinada. Já que a procrastinação é a maior inimiga de um estudante que opta pelo ensino a distância.
Você pode fazer tudo precisando apenas de um lugar sossegado na sua casa, um bom sinal de internet e algumas horas de dedicação exclusiva para este fim. Acompanha os conteúdos e mantém contato com os professores nos dias e horários que preferir.
As videoaulas, as plataformas online e os materiais multimídia são as ferramentas utilizadas pra você aprender. Aqui, uma vantagem importante é a economia de tempo e dinheiro. Você não desperdiça horas nos trajetos de ida e vinda. E não gasta com transporte e refeições fora de casa.
Vale destacar que os custos envolvidos num curso EAD também são menores. Tanto o valor da matrícula, quanto das mensalidades são mais baixos. Sendo que a qualidade de ensino é a mesma.
O diploma e certificado de conclusão do curso estão garantidos na faculdade EAD. São iguais e têm a mesma validade no mercado, exatamente como nas aulas presenciais.
Quem pode fazer um curso de graduação EAD e o que é necessário?
A resposta é simples. Para fazer um curso de graduação superior por EAD, normal ou tecnológico, basta apenas que o aluno tenha diploma de conclusão do Ensino Médio.
Uma vez que ele apresente este documento, é possível realizar a matrícula na instituição de ensino. Da mesma maneira que ocorre no curso presencial.
O único cuidado que o estudante precisa ter é quanto à escolha da carreira que pretende seguir. Você sabia que existem alguns cursos que não são oferecidos a distância? Isso ocorre por causa de determinadas restrições práticas.
Na maioria das vezes, o EAD não é permitido devido à vivência que o aluno precisa adquirir, mas não há como obtê-la sem a presença física e o contato com certos objetos de estudo. Um exemplo disso são os cursos das Engenharias.
As graduações em Biologia, medicina, veterinária, biotecnologia e odontologia também exigem que a formação passe por aulas presenciais. Portanto, se você pretende fazer sua graduação EAD, veja quais são os cursos que não são oferecidos a distância.
Diante de tantos e rápidos avanços tecnológicos, alguns especialistas em educação já apostam que em pouco tempo, todos os cursos de graduação possam ser realizados a distância. Veja quais cursos a distância a Faculdade Itaquá oferece.
Como se matricular em um curso a distância?
Para se matricular numa graduação a distância, você vai seguir os mesmos passos necessários para qualquer faculdade. Primeiro será necessário se inscrever no vestibular.
Por exemplo, na Faculdade Itaquá, que se estabeleceu como um centro de ensino de educação superior que visa atender às necessidades de alunos e profissionais do mundo moderno, esta inscrição pode ser feita online.
Os exames são presenciais. Mas se você escolher um dos cursos de graduação que a Itaquá oferece na modalidade a distância, sua matrícula também poderá ser feita de forma virtual. Tudo para oferecer maior comodidade e praticidade aos estudantes.
Quer saber mais sobre como conseguir um emprego na área contábil? Veja nossas dicas!