A arte está presente na vida das crianças antes mesmo que elas saibam o que é arte. É por meio dela que a criança expressa suas primeiras manifestações de comunicação. Ainda bebê, ela emite sons, faz movimentos e rabiscos e, guiada pela curiosidade, explora o mundo.
A criança se aventura em descobrir e entender tudo o que a cerca. Seu vocabulário limitado, ou falta de linguagem, não a impede de transmitir e compartilhar suas descobertas. Na arte, ela expõe seus sentimentos, ideias, amplia sua relação com o mundo exterior e tenta entender as transformações que estão acontecendo dentro dela. A criança descobre a arte enquanto descobre o mundo e, sem medo de julgamentos, reproduz o que vê.
Ao adentrar a educação infantil, as crianças são apresentadas a diversas atividades artísticas que estimulam ainda mais sua forma de se expressar, além de desenvolver habilidades sensoriais, cognitivas e motoras.
Como a arte auxilia no desenvolvimento infantil?
Além de ajudar a criança a expressar emoções e conflitos, a arte:
Desenvolve a criatividade
Ao desenhar, pintar, rabiscar, moldar ou esculpir, a criança dá asas a sua imaginação e se permite imaginar o mundo além do óbvio, utilizando os recursos disponíveis. Para ela, uma caixa vazia nunca é simplesmente uma caixa vazia, ela vê ali um robô, dinossauro ou casa de papel.
Estimula à escrita
O que hoje são rabiscos, daqui a alguns anos se transformarão em letras e, mais futuramente, palavras. Assim como antes da escrita os homens se comunicavam por rabiscos e desenhos, o mesmo acontece com a criança. É por meio dos rabiscos que ela dá seus primeiros passos para descodificar a escrita, além de treinar suas habilidades com o lápis.
Estimula sua capacidade de observação e percepção
Todo artista visual é um observador do mundo. Primeiro ele observa, interioriza e só então elabora uma releitura do que vê. Para que a criança possa desenhar, esculpir ou moldar, primeiro ela deverá observar e perceber o que está ao seu redor para que só então recrie.
Desenvolve habilidades motoras
Brincadeiras com argila e massinha desenvolvem o tato da criança, fazendo com que ela sinta texturas, amasse e modele várias vezes o material, estimulando o sistema motor.
Fortalece a linguagem corporal
Principalmente por meio da dança, mímica e teatro, a criança se permite explorar as possibilidades e limitações do próprio corpo, fortalecendo a linguagem corporal e usando seu corpo como um objeto e instrumento da sua arte.
Como a arte auxilia na formação social da criança?
Como grande parte das atividades artísticas acontece em grupo, os pequenos desenvolvem habilidades para trabalhar coletivamente, respeitando diversidades e diferenças ao perceber como a forma que os colegas percebem a realidade e se expressam é diferente do seu. Ao compartilhar materiais com os amigos, a criança aprende a dividir e a respeitar o espaço e os materiais do outro.
Vivenciar a arte desde muito jovem também faz com que a criança se torne um adulto que valoriza a cultura, assim como o gosto pela arte faz com que os pequenos cresçam mais críticos e reflexivos nessa sociedade cada vez mais visual.
Desde muito jovens as crianças são expostas a imagens em todos os lugares, fazendo com que elas iniciem uma alfabetização visual antes mesmo de uma alfabetização letrada. Em absolutamente todos os lugares as crianças estão expostas a imagens, dentro de casa, nas ruas, na escola e, principalmente, nas telas.
A arte introduz a criança nessa realidade repleta de cores, luzes, texturas, cheiros e sabores.
Qual o papel do professor no ensino das artes visuais?
O professor é o mediador entre o aluno e a arte, e o responsável por propiciar situações para estimular e ampliar a compreensão artística do aluno. Para isso, o educador deve planejar atividades, definir os objetivos da aula e quais materiais serão disponibilizados para cada tarefa.
A Educação Infantil é um período muito marcante na vida das crianças, pois é quando acontecem suas primeiras experiências na vida escolar, e a aula de arte visuais não deve ser vista apenas como um momento de lazer ou divertimento para os alunos. É importante que esteja claro para eles, assim como para o professor, quais habilidades serão desenvolvidas em cada atividade, qual a sua relevância no aprendizado e por que aprender artes é importante.
O educador de artes, muito além de ensinar, abre a porta para um novo mundo onde nada é impossível, até que se prove o contrário.