O sonho de quem está na graduação é conseguir um emprego na área em que está estudando, porém, em muitos casos, somente possuir um curso superior não é suficiente para garantir o emprego dos sonhos. Por isso, apresentamos algumas dicas para ajudar os futuros contadores que estão em busca do seu primeiro emprego na área contábil.
- Identifique o que é importante para você
Sua busca pelo primeiro emprego será muito mais fácil se você encontrar uma empresa ou escritório que esteja alinhado com os seus valores, e que possua características que você valoriza em um ambiente de trabalho.
Quando você quer muito uma vaga, o recrutar consegue perceber olhando nos seus olhos, então se faça algumas perguntas importantes, como “Quais são meus objetivos de carreira?”, “O que eu valorizo em uma empresa?”, “Como o trabalho perfeito deve ser?”, “Com quais trabalhos eu não me identifico?”.
Você terá muito mais sucesso ao se candidatar para vagas que tenham a ver com o seu perfil do que simplesmente sair atirando por aí. Feiras de profissões pode ser uma boa forma para que você conheça melhor diferentes perfis empresariais.
- Participe de feiras de profissões
Geralmente as feiras de profissões acontecem na própria universidade, contando com a presença de empresas parceiras, mas também é possível encontrá-las em outros locais, como shopping centers, por exemplo. Há feiras, inclusive, direcionadas exclusivamente para profissões na área contábil.
Conhecer um pouco mais sobre essas empresas participantes te ajudará a entender melhor sobre como o mercado de trabalho de contabilidade funciona, além de conhecer diferentes tipos de cultura empresarial e analisar se você se encaixa ou não.
Muitas empresas participam das feiras já com vagas abertas, por isso, é interessante sempre levar seu currículo com você.
- Elabore um currículo direcionado
O currículo é o seu cartão-postal e a sua porta de entrada para entrevistas. É por meio das informações presentes ali que o recrutador decidirá se o candidato será aprovado para a próxima etapa ou não.
Sabendo disso, organize seu currículo com destaque para as informações que sejam interessantes para a vaga que você está se candidatando. A leitura deve ser fácil e agradável, portanto, não use palavras muito difíceis e nem utilize muitas páginas. Pelo seu currículo, o recrutador consegue analisar o quão suscinto e objetivo você é.
Se precisar de ajuda, há vários modelos disponíveis para edição na internet. O mais importante é que o layout tenha a ver com você, então verifique se a fonte e o estilo estão combinando e se esse o documento transmite a ideia que você quer passar.
Ah, e muito importante: Diga apenas a verdade no seu currículo. Não é uma boa ideia inventar informações para conseguir um emprego. De nada adiantará mentir se, ao ser colocado à prova, você não conseguir realizar o que foi pedido.
- Faça parte de associações de contadores
As associações de contadores, no geral, organizam eventos para a categoria, e essa pode ser uma ótima oportunidade para você conhecer profissionais que já atuam na área e ampliar seu relacionamento. Além disso, ser membro de uma associação pode ser um diferencial no seu currículo.
- Cursos complementares
Essa dica é válida, principalmente, para profissionais de ciências contábeis que desejam trabalhar em áreas específicas da contabilidade. Por exemplo, se você quiser trabalhar no setor industrial, você deve investir em cursos relativos à tributação específica para esse setor ou no Lucro Real. Agora, se para você for mais interessante trabalhar em um escritório de contabilidade, é interessante que você invista em cursos relacionados ao Simples Nacional ou Lucro Presumido.
- Se prepare para a entrevista
Fique calmo. É completamente normal se sentir nervoso antes de uma entrevista, principalmente se ela representar a tão sonhada oportunidade de iniciar a sua carreira, mas não deixe a ansiedade te dominar. Respire fundo, coloque uma roupa legal, seja pontual, evite usar gírias em excesso e faça o seu melhor. Se venda a tal ponto que até você mesmo queira te contratar!
Outra dica é usar a internet a seu favor! Quanto mais informações você souber sobre a empresa, mais fácil será para você entender se se identifica ou não com a sua cultura e também para responder perguntas como “por que você quer trabalhar aqui?” ou “Por que devemos te contratar?”.
Procure pontos que você e a empresa possuam em comum. Com isso em mente ficará mais fácil responder às perguntas do recrutador.