Objetivos

O objetivo do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade Itaqua é a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
As atividades docentes também compreendem participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:
I - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação;
II - planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar de projetos e experiências educativas não-escolares;
III - produzir e difundir o conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não-escolares.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O egresso do Curso de Pedagogia deverá estar apto a:
I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária; 
II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; 
III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria; 
IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas; 
VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade; 
IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras; 
X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras; 
XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento; 
XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares; XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros:
- Sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não-escolares;
- Sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; 
- Sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; 
XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; 
XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional egresso do curso de Pedagogia com formação técnica e científica atuará nas séries iniciais da Educação Básica, Educação Infantil e Educação Especial em instituições escolares públicas e privadas. Este profissional possui ainda a possibilidade de desempenhar atividades de coordenação pedagógica, supervisão e administração escolar. Fora do âmbito escolar, o profissional será preparado para atuar em projetos e instituições educativas, como ONGs, Conselhos Tutelares, hospitais, penitenciárias, entre outros, ou mesmo por meio de ações coletivo-culturais com segmentos como jovens, adultos, idosos, etc. Além destes campos mais tradicionais de atuação, o Pedagogo poderá participar da avaliação de sistemas, projetos educacionais, meios de comunicação, entre outros.

Duração

4 anos

CARGA HORÁRIA MÍNIMA

3.200 horas

MATRIZ CURRICULAR

Antropologia Cultural
Avaliação da Aprendizagem
Comportamento Organizacional
Comunicação e Expressão I 
Comunicação e Expressão II
Didática
Direito
Economia
Educação Ambiental
Educação, Diversidade e Desigualdade
Estatística e Probabilidade
Ética Geral e Profissional
Filosofia da Educação 
Fundamentos da Administração
Fundamentos da Educação Especial
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Arte
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Língua Portuguesa
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Ciências
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Educação Física
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Jovens e Adultos 
Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Matemática
Gestão Educacional
História da Educação
História e Fundamentos Epistemológicos da Pedagogia
Informática Aplicada I
Informática Aplicada II
Linguagem Brasileira de Sinais – LIBRAS
Literatura Infantil
Metodologia da Pesquisa Científica
Oficina Pedagógica I
Oficina Pedagógica II
Optativa I
Optativa II
Pesquisa Educacional
Política e Legislação educacional
Projeto de Graduação I
Projeto de Graduação II
Projeto Integrador I
Projeto Integrador II
Projeto Integrador III
Projeto Político-Pedagógico
Psicologia da Educação I
Psicologia da Educação II
Psicopedagogia
Sociologia da Educação
Sociologia Geral
Tecnologia Educacional

OPTATIVAS

Administração de Conflitos
Gestão de Pessoas
Gestão de Projetos
Gestão Pública
Inglês Instrumental
Introdução ao Marketing
Seminários Avançados em Pedagogia
Técnicas de Negociação

 

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