Objetivos

O presente projeto, proposto tem por objetivo delinear os aspectos pedagógicos que norteiam a estruturação do curso de Artes Visuais, a fim de atender educandos que queiram habilitar-se nesse campo do saber. O elemento preponderante do projeto é o conjunto de competências que caracterizam o perfil profissional do educador que se pretende formar, englobando dimensões de conhecimento, habilidades e atitudes a serem apreendidas, que correspondam aos novos Parâmetros Curriculares Nacionais e que respondam aos anseios da sociedade.
Para tanto, o projeto foi fundamentado em estratégias metodológicas que enfatizam a construção/produção do conhecimento ao invés da transmissão e da aquisição das informações. Abrindo espaço para diversificações didáticas e pedagógicas que privilegiam a interdisciplinaridade, a pesquisa e a extensão enquanto instrumento de aprendizagem, estimulando a atitude científica e a construção crítica do conhecimento. O processo de ensino-aprendizagem é centrado no estudante, instigando sua autonomia e responsabilidade diante do seu próprio processo de aquisição do saber.
Entende-se como competência à capacidade do profissional em integrar a complexidade dos atributos de conhecimento, habilidades e atitudes a serem aplicadas na sua vida profissional. Nesse sentido, o Artes Visuais deverá ter como atributos profissionais as seguintes competências e habilidades:
- Formar profissionais habilitados à produção, à pesquisa, à crítica e ao ensino das Artes Visuais, a partir do desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro das especificidades do pensamento visual, estabelecendo relações interdisciplinares e transdisciplinares com outras linguagens, como Teatro, Dança e Música.
O Artes Visuais deverá ter como atributos profissionais as seguintes competências e habilidades específicas:
- Interagir com as manifestações culturais da sociedade onde o curso se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual;
- Desenvolver pesquisa científica e tecnológica em artes visuais, envolvendo a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual;
- Promover, de forma significativa, espaços de experimentação artística, a partir das manifestações visuais, instituídas ou emergentes. - Interagir com espaços culturais, especialmente em articulação com instituições de ensino específico de artes visuais;
- Estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico, buscando aprimorar a sensibilidade estética dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem artística.



COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O perfil do egresso está alinhado segundo as Diretrizes da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC-SESu), que estabelece que:
- Os cursos de Artes Visuais devem formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais;
- A formação desses profissionais deve ser voltada para o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro da especificidade do pensamento visual. Diante disso, o perfil do egresso está intrinsecamente vinculado à filosofia definida pela instituição no seu projeto educacional mais amplo, qual seja:
formar profissionais com perfil empreendedor, competentes, com consciência, capacidade investigativa, ética, alto nível educacional e a premissa da qualidade nos serviços prestados, além de estar comprometidos com o desenvolvimento regional e nacional. Competências e habilidades desejadas do egresso. Os egressos do curso de Artes Visuais deverão apresentar competências e habilidades próprias à área de formação desenvolvida durante o curso:
- Compreensão do ambiente de aprendizagem e da prática educativa como fenômenos que extrapolam a sala de aula;
- Capacidade de articulação entre a área educacional e as diferentes áreas do conhecimento, assim como articular ensino e pesquisa na produção do conhecimento e na prática pedagógica;
- Conhecimento de que os movimentos artísticos se relacionam com os momentos históricos; - Capacidade de perceber a importância dos elementos acima citados na definição da cultura e do comportamento humano das épocas estudadas;
- Possibilidade de transformar as informações em dados de pesquisa do ensino da arte e suas relações com as necessidades contemporâneas;
- Capacidade de entender a formação dos alunos do ensino fundamental e médio como necessidades de construção cultural, enquanto prática educativa;
- Compromisso com a ética da atuação profissional, por meio de um trabalho pedagógico interdisciplinar e investigativo.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional egresso do curso de Artes Visuais com formação técnica e científica ocupa-se de criações artísticas que fazem uso de elementos visuais e táteis, como desenhos, pinturas, gravuras e esculturas. Lida com diferentes materiais, como papel, tinta, gesso, argila, madeira e metais, além de programas de computador e outras ferramentas tecnológicas. Expõe os trabalhos em galerias, museus ou locais públicos, ilustra livros e periódicos. Também produz vinhetas para TV e sites, gerencia acervos e mostras em centros culturais.

Duração

4 anos

Carga Horária

3.560 horas

MATRIZ CURRICULAR


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